Quais são os benefícios do azeite para a saúde?

O azeite de oliva, que é rico em ácidos graxos monoinsaturados, é um dos principais componentes da dieta mediterrânica. Populações daquela região têm expectativas de vida mais longos e menores riscos de doenças cardíacas, pressão alta e derrame, em comparação com os norte-americanos e europeus do norte.

Os ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) são considerados uma gordura alimentar saudável, ao contrário de gorduras saturadas e gorduras trans.

O que é Azeite?

O azeite é uma gordura obtida a partir do fruto da Olea europeia (oliveira), uma colheita de árvore tradicional da região do Mediterrâneo, onde as azeitonas inteiras são pressionadas para produzir azeite de oliva.

O óleo é usado em produtos cosméticos, medicamentos, cozimento e sabões, e foi também utilizado como combustível para as lâmpadas tradicionais. Embora originários dos países mediterrânicos, hoje ele é usado em todo o mundo.

Grécia tem a maior ingestão de azeite por pessoa no mundo. Gregos consomem, em média, 24 litros por pessoa por ano, de acordo com a North American Association Azeite. Espanhóis e italianos consomem cerca de 15 e 13 litros-por-pessoa-por ano, respectivamente.

Possíveis benefícios

Ao longo dos últimos 50 anos, tem havido milhares de estudos que examinam os benefícios de saúde do óleo de oliva. Abaixo estão alguns exemplos:

Sistema cardiovascular

O azeite é a principal fonte de gordura dietética na dieta mediterrânea, que está associada com uma taxa de mortalidade baixa de doenças cardiovasculares em comparação com outras partes do mundo.

Maria-Isabel Covas, no Parc de Recerca Biomédica de Barcelona, ​​Espanha, realizou uma extensa revisão de estudos que se concentraram nos biológicos e efeitos clínicos do azeite.

O estudo foi publicado na revista Pesquisa Farmacológica.

O estudo descobriu que as pessoas que consomem regularmente azeite são muito menos propensos a desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão ( pressão arterial alta ), acidente vascular cerebral , e hiperlipidêmica (arterial elevada colesterol e triglicérides).

Covas também descobriram que a ingestão regular de azeite ajuda a reduzir a inflamação, disfunção endotelial (problemas com os revestimentos interiores dos vasos sanguíneos), trombose e carboidratos metabolismo.

Covas concluiu: “A ampla gama de efeitos anti-aterogênicos * associado ao consumo de azeite pode contribuir para explicar a baixa taxa de mortalidade cardiovascular encontrado nos países mediterrânicos do Sul da Europa, em comparação com outros países ocidentais, apesar de uma alta prevalência de doença coronária”.

* Meios anti-aterogénicas impedindo o endurecimento das artérias e o desenvolvimento de aterosclerose.

Fritar com azeite de oliva não aumenta risco de doença cardíaca

As pessoas que comem regularmente alimentos fritos em azeite não têm um maior risco de doença cardíaca ou de morte prematura, pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha relatada na BMJ (British Medical Journal) .

Neste estudo, o professor Pilar Guallar-Castillon e colegas inquiridas 40.757 adultos com idade entre 26-69 anos em um período de 11 anos. Eles se concentraram em métodos de cozimento das pessoas e hábitos alimentares. Nenhum dos participantes tinha doença cardíaca quando o estudo começou.

A equipe definiu frito refeições como o alimento que só tinham sido preparados por fritá-lo. Os participantes foram também perguntados sobre seus alimentos fritos, agredidas ou esmigalhado.

O azeite de oliva ajuda a prevenir acidente vascular cerebral

Dr. Cécilia Samieri, da Universidade de Bordeaux e do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) em Bordeaux, França, e colegas relataram na revista Neurology que o azeite pode prevenir acidentes vasculares cerebrais em pessoas mais velhas.

A equipe descobriu que as pessoas mais velhas que usavam regularmente o azeite para cozinhar e molho de salada ou com pão tiveram um risco 41% menor de acidente vascular cerebral, em comparação com os seus homólogos que nunca consumiram.

Dr. Samieri disse, “Stroke é tão comum em pessoas mais velhas e azeite de oliva seria uma forma barata e fácil de ajudar a previne-la.”

Depressão menor risco com azeite de oliva, superior com gorduras trans.

As pessoas cujas dietas são ricas em gorduras trans. – fast foods e alimentos produzidos em massa, como doces – podem ter um risco maior de depressão, em comparação com aqueles cujas dietas são ricas em gorduras mono e poliinsaturadas.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, em Espanha e publicado na PLoS ONE , azeite parece ter um efeito protetor sobre o risco ligeira depressão .

Dr. Almudena Sánchez-Villegas e colegas acrescentou que seus resultados estavam mesmo tendo em conta dieta geral das pessoas, atividade física e estilo de vida.

A equipa de investigação reuniu e analisou dados de 12.000 voluntários ao longo de um período de 6 anos. A média de idade no início do estudo era de 37,5 anos. Eles haviam concluído todo regularmente um questionário 136 itens, que teve informações sobre os seus hábitos alimentares, estilo de vida e física e saúde mental.

Os investigadores contado o número de pessoas que sofrem de depressão no início do estudo e depois de novo durante cada seguimento. Os casos de depressão tiveram de ser aqueles clinicamente diagnosticada por um médico.

Os autores do estudo descobriram que, quando eles compararam os voluntários que consumiram gorduras trans. regularmente com indivíduos cuja gordura da dieta consistia principalmente de azeite, os consumidores de gorduras trans. tiveram um risco 48% maior de desenvolver depressão.

A quantidade de gordura trans. consumida estava diretamente relacionada ao risco de depressão – quanto mais eles comeram, maior o risco.

O azeite de oliva pode reduzir o risco de câncer de mama

Uma equipe de cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, ​​na Espanha encontrou um mecanismo-chave através do qual o azeite virgem protege o organismo contra o câncer de mama, em contraste com outros óleos vegetais.

Os investigadores descodificados uma cascata completa de sinais dentro das células de tumores de mama que são ativados por o azeite virgem. Eles concluíram que o óleo reduz a atividade do p21ras, um oncogene, evita danos no ADN, encoraja tumoral a morte celular, e provoca alterações nas vias de sinalização de proteína.

A equipe descobriu que, enquanto o óleo de milho – que são ricos em n-6 ácidos graxos poliinsaturados – aumentou a agressividade dos tumores, azeite virgem teve o efeito oposto.

Eles demonstraram que o azeite virgem está ligado a uma maior incidência de tumores benignos (não cancerosos) mamários.

O azeite de oliva ajuda a manter níveis saudáveis ​​de colesterol

Um estudo japonês publicado no monitor da ciência médica mostrou que as concentrações de colesterol LDL médios foram reduzidos em 28 pacientes externos que receberam suplementos de azeite, uma vez por dia durante seis semanas.

LDL (lipoproteína de baixa densidade) é muitas vezes referida como “mau” colesterol. O colesterol “bom” é chamado de HDL (lipoproteína de alta densidade).

Os autores do estudo concluíram “Estes resultados apontam para uma influência predominantemente benéfica do azeite no espectro de lipoproteínas.”

Como azeite virgem extra protege contra a doença de Alzheimer

Oleocanthal é um tipo de composto fenólico natural encontrado no azeite de oliva extra-virgem. Em experimentos de laboratório com ratos, os pesquisadores descobriram que oleocanthal ajuda shuttle os anormais da doença de Alzheimer proteínas para fora do cérebro.

Como informação de fundo, os pesquisadores explicaram que as taxas da doença de Alzheimer são mais baixas nos países mediterrânicos, onde o consumo de azeite é mais elevado do que em qualquer outro lugar do mundo.

Amal Kaddoumi e equipe partiram para determinar se oleocanthal pode ajudar a reduzir o acúmulo de beta-amiloide, que se acredita ser o culpado da doença de Alzheimer (DA).

Seu estudo foi publicado na revista Chemical Neuroscience.

A equipe localizou os efeitos de Oleocanthal nas células cultivadas do cérebro e cérebros de ratos de laboratório.

Eles descobriram que, em ambas as células cultivadas do cérebro e os cérebros dos ratos aumentou-se Oleocanthal consistentemente a produção de duas proteínas e enzimas-chave que se sabe ser essencial para a remoção de beta-amiloide no cérebro.

Os autores do estudo concluíram “oleocanthal derivado de azeite de oliva extra virgem associado com o consumo de dieta mediterrânea tem o potencial de reduzir o risco de AD ou d emências degenerativas relacionadas.”

Azeite extra virgem ajuda a prevenir a pancreatite aguda

Azeite extra virgem é rico em ácido oleico e hidroxitirosol, que afetam o desenvolvimento de pancreatite aguda (inflamação aguda do pâncreas).

Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha realizou uma in vitro experimento, que concluiu que os componentes do azeite extra virgem podem proteger da pancreatite aguda.

Cabeça pesquisador, María Belén López Millán, disse que “há cada vez mais evidências de que há processos oxidativos-inflamatória envolvidos na origem de doenças crônicas e que a alimentação desempenha um papel importante em tais processos.”

Azeite virgem extra protege o fígado

Investigadores da Universidade de Monastir, Tunísia e Universidade Rei Saud, da Arábia Saudita, realizou um estudo que demonstra que o azeite extra-virgem pode proteger o fígado de estresse oxidativo.

Oxidativo tensão refere-se a danos celulares associados com a reação química entre os radicais livres e outras moléculas no corpo. Simplificando, o estresse oxidativo significa danos às células.

Neste estudo, o qual foi publicado em BioMed Central , Mohamed Hammami e colegas relataram que os ratos de laboratório expostos a um herbicida moderadamente tóxico que foram alimentados com uma dieta contendo óleo de oliva foram parcialmente protegido contra danos no fígado.

Hammami disse: “O azeite é um ingrediente essencial na dieta mediterrânica. Há evidências crescentes de que ele pode ter grandes benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doença cardíaca coronária, a prevenção de alguns tipos de câncer e a modificação das respostas imunes e inflamatórias. Aqui, nós mostramos que o azeite extravirgem e seus extratos proteger contra dano oxidativo do tecido hepático”.

Azeite de oliva protege de colite ulcerativa

A colite ulcerosa, uma desordem muito comum em longo prazo (crónica), é uma doença que provoca a inflamação do intestino grosso (cólon). Ele é um tipo de doença inflamatória do intestino que é semelhante à doença de Crohn , uma desordem relacionada.

Cientistas da Universidade de East Anglia, na Inglaterra dizem que consome mais azeite pode ajudar a afastar colite ulcerosa.

Dr. Andrew Hart e equipe se reuniram e analisaram dados de mais de 25.000 pessoas que vivem em Norfolk, Inglaterra. Eles tinham idades entre 40 e 65 anos. Os voluntários fizeram parte do estudo EPIC (Investigação Prospectiva Europeia sobre Dieta e Câncer), abrangendo de 1993 a 1997. Nenhum deles tinha colite ulcerativa no início do estudo.

Os participantes completaram questionários e mantido regularmente diários alimentares detalhados, que incluíam informações sobre sua saúde e consumo de gorduras em geral.

Em 2004 um acompanhamento, os pesquisadores compararam as dietas de quem tinha desenvolvido colite ulcerativa com aqueles que não tinham.

Eles descobriram que os participantes com a maior ingestão de ácido oleico – um componente do azeite de oliva – tiveram um risco 90% menor de desenvolver colite ulcerativa em comparação com aqueles com o menor consumo.

Dr. Hart disse “ácido oleico parece ajudar a prevenir o desenvolvimento de colite ulcerosa, bloqueando produtos químicos no intestino que agravam a inflamação encontrada nesta doença. Estima-se que cerca de metade dos casos de colite ulcerativa pode ser evitada se maiores quantidades de ácido oleico ácido foram consumidos. Duas a três colheres de sopa de azeite por dia teria um efeito protetor”.

O que é o valor nutricional de 100 g (3,5 onças) de azeite?

  • Energia – 3701 kJ (885 kcal)
  • Hidratos de carbono – 0 g
  • Fat – 100 g.
  • saturados 14 g
  • monoinsaturados 73 g
  • polinsaturados 11 g
  • Omega-3 gordura <1,5 g
  • Omega-6 gordo 3,5-21 g
  • Proteína – 0 g
  • Vitamina E – 14 mg (93% da ingestão diária recomendada para adultos)
  • Vitamina K – 62 mg (59% da ingestão diária recomendada para adultos).

 

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