Os Benefícios do Feijão Branco‎

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Você sabia que o feijão branco ajuda a emagrecer? A versão de um dos alimentos mais consumidos no Brasil contém uma proteína chamada faseolamina que reduz a absorção de açúcar pelo corpo e faz com que você elimine peso mais rapidamente.

Para aproveitar os benefícios do feijão branco, ele precisa ser consumido em forma de farinha. Quando ingerida 30 minutos antes das refeições principais, ela diminui a absorção de açúcar em até 20%. O indicado é colocar uma colher (café) do pó em um copo d’água e tomar antes do almoço e do jantar. O produto pode ser encontrado também em extrato, nas farmácias de manipulação, e em cápsulas, em lojas de produtos naturais.

“Não adianta tomar doses além do recomendado, porque você não irá emagrecer mais. Elas podem causar efeitos colaterais como diarreias e náuseas”, diz Christiane Rocha Veloso, nutricionista  clínica, de Divinópolis (MG).

A nutricionista Ingrid Bigotto, da Oligo Flora, de São José do Rio Preto (SP), destaca outros benefícios da farinha de feijão branco. “Além de reduzir a absorção de carboidratos que poderiam ser acumulados em forma de gordura, a ingestão da farinha de feijão branco contribui para o funcionamento do intestino”, destaca.

Sem contraindicação

A Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA, publicou os resultados de um estudo feito com 50 pessoas obesas. Todas foram acompanhadas por oito semanas, mas apenas a metade delas incluiu a dose diária da farinha na alimentação. Aqueles que tomaram o produto emagreceram quase 2 kg a mais que o restante.

“Sua ação se deve à redução da atividade de enzimas responsáveis pela digestão do amido. Ou seja, ela age bloqueando a absorção de carboidratos durante a digestão”, explica Vera Shukumine, especializada pela Associação Brasileira de Nutrologia.

Por quatro meses, Vera acompanhou 12 voluntários que tomaram cápsulas de faseolamina duas vezes ao dia. No fim da pesquisa, todos haviam eliminado até 12% do peso inicial. “Com o aumento dos casos de obesidade e diabetes é necessário buscar tratamentos sem a necessidade de entrar em dietas altamente restritivas. A farinha de feijão branco é uma boa opção, com poucas contraindicações”, destaca.

A farinha de feijão branco também pode ser usada no preparo de receitas doces, salgadas e em sucos. A nutricionista Ingrid Bigotto sugere três opções que vão ajudar a eliminar até 4 kg em um mês!

Faça a farinha em casa

A nutricionista Christiane Veloso diz que ao preparar a farinha de feijão branco em casa é preciso tomar alguns cuidados para não perder as propriedades do alimento. “O feijão branco em grão deve ser lavado e ser bem seco”, afirma. A recomendação é secar os grãos apenas com a ajuda de um papel toalha ou colocá-los ao sol. “Nunca seque o feijão no forno ou aquecendo de qualquer outra maneira, pois ele perde o seu efeito emagrecedor”, alerta. Depois de lavado, coloque até 250 g por vez no liquidificador e peneire. Não é recomendado guardar a farinha por mais de 30 dias. A dose de 1 colher rasa (café) tem cerca de 4 calorias.

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