Linhaça: usos, benefícios de saúde, efeitos colaterais

Linhaça (também chamados de linhaça) são uma rica fonte de micronutrientes, fibras, manganês, vitamina B1, e o ácido alfa-linolênico ácido gordo essencial, também conhecido como o ALA ou Omega-3.

A linhaça é uma fonte de gordura saudável, antioxidantes e fibras; a pesquisa moderna tem encontrado evidências que sugerem que a linhaça também pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, câncer e doenças cardíacas.

Perfil nutricional de linhaça

Existem dois tipos principais de linhaça: linhaça dourada e linhaça marrom. Os perfis nutricionais são muito semelhantes e ambos contêm a mesma quantidade de cadeia curta ómega-3 ácidos gordos.

O norte-americano Nutrition Association destacou a importância deste “alimento negligenciada”, afirmando que a linhaça não é apenas “uma excelente fonte de dois ácidos graxos que são essenciais para a saúde humana – ácido linoleico e linolênico alfa-“, mas também, “uma excelente fonte de fibras e uma boa fonte de minerais e vitaminas”.

Sementes de linhaça são ricas em:

Lignanas

Lignanas são uma das principais classes de fitoestrogênios. Eles são compostos químicos com qualidades antioxidantes, capazes de eliminar os radicais livres no organismo como o estrogênio-. A linhaça é considerada uma das melhores fontes de lignanos (0,3 g por 100 g). Um estudo, publicado na revista Critical Reviews em Laboratórios Clínicos Science, concluiu que “dietas ricas em lignana pode ser benéfico, principalmente se consumidos por toda a vida”.

Fibra

A linhaça é rica em fibra solúvel (dissolve-se em água) e a fibra insolúvel (não se dissolve em água). De acordo com Mayo Clinic 3, “fibra solúvel dissolve-se com água e cria uma substância semelhante a gel que ajuda a diminuir o sangue de colesterol e glicose níveis “. Considerando que a fibra insolúvel “absorve água, o que aumenta a granel para o seu aparelho digestivo e ajuda a mover as coisas através rapidamente.”

3 ácidos graxos ômega

Estas são consideradas como “boas” gorduras que são benéficos para o coração. Estes ácidos essenciais só podem ser obtidas por comendo direito a alimentos; o corpo humano não é capaz de produzi-las.

Os benefícios da linhaça para a saúde

As propriedades terapêuticas e benéficas do consumo de linhaça ainda não estão completamente esclarecidas, e muitas reivindicações ainda carecem de estudos “de alta qualidade” para apoiá-los.

No entanto, pesquisas emergentes sugerem que a linhaça poderia de fato ser a maravilha alimentar muitas pessoas afirmam que ele seja.

Proteger contra o câncer

Consumir semente de linhaça pode ajudar a proteger contra próstata, cólon e cancro da mama. A linhaça é pensada para prevenir o crescimento de células cancerosas porque os ácidos gordos Omega-3 a partir de romper as células malignas se agarrando em outras células do corpo. Além disso, as lignanas em linhaça têm propriedades antiangiogênicas – eles param de tumores de formar novos vasos sanguíneos.

Um estudo norte-americano apresentado na 43ª reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) revelou que consumir linhaça pode parar tumores de câncer de próstata de crescer. Dr Wendy Demark-Wahnefried, investigador principal do estudo, disse que a equipe estava “animado que este estudo mostrou que a linhaça é seguro e associado a um efeito protetor sobre o câncer de próstata”.

Redução do colesterol

Pesquisadores da Nutrição da Universidade do Estado de Iowa e do Centro de Pesquisa de Bem-Estar descobriram que os níveis de colesterol reduzidos entre os homens que incluíram linhaça em sua dieta. Suzanne Hendrich, principal autor do estudo, disse que, para “pessoas que não podem tomar algo como Lipitor, isso poderia pelo menos, dar-lhe alguns dos que o benefício de redução do colesterol”.

Prevenir afrontamentos

Um estudo publicado no Journal of the Society for Integrative Oncology sugere que uma ingestão dietética de linhaça pode diminuir o risco de ondas de calor em mulheres na pós-menopausa. “Não só de linhaça parecem aliviar as ondas de calor, mas parece ter saúde geral e psicológica benefícios também”, concluiu o Dr. Pruthi.

Melhorar o açúcar no sangue

Há fortes evidências que sugerem que consumir linhaça todos os dias melhora o controle glicêmico em homens obesos e mulheres com pré-diabetes, de acordo com um estudo publicado no Nutrition Research .

Proteger contra radiação

Uma dieta de linhaça pode proteger o tecido da pele de ser danificado por radiação, revelaram pesquisadores da Escola de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia. Os investigadores concluíram que seu “estudo demonstra que a linhaça na dieta, já conhecida por sua forte antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, funciona tanto como um mitigador e protetor contra pneumonopathy radiação”.

Os efeitos colaterais e precauções

Mesmo que a pesquisa sobre a segurança de tomar linhaça durante a gravidez é escassa, as mulheres grávidas devem ficar no lado seguro e evitar o consumo de linhaça por causa de suas propriedades similares ao estrogênio que os médicos acreditam que podem afetar o resultado da gravidez. Além disso, as pessoas que sofrem de uma obstrução intestinal deve evitar linhaça muito (devido ao seu elevado teor de fibra), de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

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