Espinafre: Benefícios para a saúde e Riscos

O espinafre é um alimento super carregado com toneladas de nutrientes em um pacote de baixa caloria.

Folhas verdes escuras, como espinafre são importantes para a pele e cabelo, a saúde óssea, e fornecer proteína, ferro, vitaminas e minerais.

Os possíveis benefícios para a saúde do consumo de espinafre incluem melhorar o controle de glicose no sangue em diabéticos, diminuindo o risco de câncer, reduzindo a pressão arterial, melhorar a saúde óssea, diminuindo o risco de desenvolver asma e muito mais.

Repartição nutricional

Uma xícara de espinafre cru contém 27 calorias, 0,86 gramas de proteína, 30 miligramas de cálcio, 0,81 gramas de ferro, 24 miligramas de magnésio, 167 miligramas de potássio, 2.813 UI de vitamina A e 58 microgramas de folato.

A maior parte das calorias em espinafre vem de proteína.

O espinafre é uma das melhores fontes de potássio na dieta, com peso de 839mg por xícara (cozido). Para comparar, uma xícara de bananas tem cerca de 539 mg de potássio.

A falta de ferro em sua dieta pode afetar a eficiência com que o seu corpo usa a energia. Espinafre é uma grande fonte não heme de ferro, juntamente com lentilhas, atum e ovos.

Espinafre contém cerca de 250mg de cálcio por copo (cozido), no entanto, é menos facilmente absorvido do que o cálcio a partir de fontes como laticínios. Espinafre tem um teor de oxalato de altura, que se liga ao cálcio julgando-o indisponível para uso em nossos corpos.

Quando está tudo dito e feito, os nossos corpos só pode absorver cerca de 5% do cálcio no espinafre (cerca de 12,5 mg por xícara), enquanto que a taxa de absorção de cálcio do leite é cerca de 28% (300 mg de cálcio em um copo de leite a uma nível de biodisponibilidade de 28% iria fornecer 84 mg por xícara).

Espinafre é também um dos melhores fontes de magnésio na dieta, o que é necessário para o metabolismo de energia, manter a função do nervo e músculo, o ritmo cardíaco, um sistema imunitário saudável e manter a pressão arterial. O magnésio também desempenha um papel na centena mais reações bioquímicas que ocorrem no corpo.

Aqueles com distúrbios digestivos, alcoólico, idosos e indivíduos que tomam medicamentos como antibióticos e diuréticos são mais propensos a ter uma deficiência de magnésio e deve consumir mais verduras de folhas.

Espinafre também contém vitamina K, fibra, de fósforo e de tiamina.

Possíveis benefícios do Espinafre

Diabetes gestão: espinafre contém um antioxidante conhecido como o ácido alfa-lipídico, que tem sido mostrado para reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e impedir alterações oxidativas induzidas pelo stress em pacientes com diabetes. Estudos sobre o ácido alfa-lipídico também mostraram decréscimos em periférica neuropatia e / ou neuropatia autonômica em diabéticos.

De nota, a maioria dos estudos tem utilizado o ácido alfa-lipóico intravenoso e é incerto se a suplementação oral iria provocar os mesmos benefícios.

Prevenção do câncer: espinafre e outros vegetais verdes contêm clorofila, que tem se mostrado eficaz em bloquear os efeitos cancerígenos de aminas heterocíclicas que são geradas quando grelhar alimentos a uma temperatura elevada.

Prevenção de asma: Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é betacaroteno, de espinafre que é uma excelente fonte. Damascos, brócolis, melão, abóbora e cenoura também são ricas fontes de beta-caroteno.

Redução da pressão arterial: por causa de seu alto teor de potássio, espinafre é recomendado para aqueles com pressão arterial elevada para anular os efeitos do sódio no organismo. A baixa ingestão de potássio pode ser tão grande de um fator de risco no desenvolvimento de pressão alta como uma alta ingestão de sódio.

Outros alimentos ricos em potássio incluem batatas, tomates, feijão e laranjas.

A saúde do osso: baixo consumo de vitamina K têm sido associados com um maior risco de fratura óssea. Adequado consumo de vitamina K é importante para uma boa saúde, uma vez que atua como um modificador de proteínas da matriz óssea melhora de cálcio pode reduzir a absorção e a excreção urinária de cálcio.

Promove a regularidade: Espinafre é rica em fibras e teor de água, o que ajuda a prevenir a constipação e promover um sistema digestivo saudável.

Pele e cabelo saudável: O espinafre é rico em vitamina A, que é necessária para a produção de sebo para manter o cabelo hidratado. A vitamina A é também necessária para o crescimento de todos os tecidos do corpo, incluindo a pele e cabelo. Espinafre e outras folhas verdes ricos em vitamina C são fundamentais para a construção e manutenção de colágeno, que fornece a estrutura para a pele e cabelo.

Por deficiência de ferro é uma causa comum de perda de cabelo, que pode ser prevenida por uma ingestão adequada de alimentos ricos em ferro, como espinafre.

Riscos

Se estiver a tomar sangue-diluentes como a warfarina (varfarina), é importante que você não de repente começa a comer mais ou menos alimentos que contenham vitamina K, que desempenha um grande papel na coagulação do sangue.

 

Consumir muito de potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não estão totalmente funcionais. Se os seus rins não são capazes de remover o excesso de potássio no sangue, pode ser fatal.

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