Benefícios da Mandioca para a saúde

A mandioca é um rizoma empertigado que é principalmente cultivada em climas quentes da África, Ásia e América do Sul. A mandioca não devem ser comidos crus. Isto é porque contém quantidades tóxicas de glicósidos cianogénicos, que podem ser reduzidas para níveis inócuos por cozinhar. Diferente da cana de açúcar, mandioca é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono, de acordo com a Rede de Segurança Alimentar.

Rica em minerais

A mandioca é uma boa fonte de minerais, tais como cálcio, fósforo, manganês, ferro e potássio. Estes minerais são necessários para o bom desenvolvimento, crescimento e função dos tecidos do seu corpo. Por exemplo, o cálcio é necessário para ossos e dentes fortes; ferro ajuda na formação de duas proteínas – hemoglobina e da mioglobina, que transportam oxigênio para os tecidos do corpo; e manganês ajuda na formação dos ossos, do tecido conjuntivo e hormônios sexuais. O potássio é necessário para a síntese de proteínas e ajuda na quebra dos hidratos de carbono. De acordo com o Departamento de Agricultura, Agricultura e Pescas Information Service, uma porção de 100 gramas de raiz de mandioca contém 16 miligramas de cálcio, 21 mg de magnésio, 271 miligramas de potássio, 27 miligramas de fósforo e 0,4 miligramas de manganês. Ele também tem 14 miligramas de sódio, 0,3 mg de zinco e 0,3 miligramas de ferro.

Rica em fibras

Mandioca contém grandes quantidades de fibra dietética, que podem ajudar a prevenir a constipação. Segundo o site da Mayo Clinic, fibras também ajuda a perder peso, pois promove saciedade duradoura. Ele também pode ajudar a reduzir seus níveis de colesterol saudável, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares. Se você está sofrendo de diabetes, comer mandioca rica em fibra pode ajudar a diminuir os seus níveis de açúcar no sangue. Isto é porque as fibras reduzem a absorção de açúcar na corrente sanguínea.

Ricas em hidratos de carbono

Mandioca contém 38 gramas de carboidratos por porção de 100 gramas. Isso o torna uma fonte de energia boa para os indivíduos que se envolvem em atividades físicas extenuantes. Tais atividades esgotar glicogênio, que é a forma na qual a glicose é armazenado nos músculos. Ao comer mandioca, os hidratos de carbono presentes nele são convertidos em glicose no corpo, que é então convertido em glicogênio e armazenado nos músculos.

Sem glúten

Ausência da proteína alergênica e glúten, faz farinha de mandioca uma boa substituta para o centeio, aveia, cevada e trigo. As pessoas diagnosticadas com a doença celíaca e outras alergias à base de glúten pode encontrar alívio em consumir alimentos feitos com tapioca ou farinha de mandioca. Embora bolos, pão e outros alimentos requer glúten para permitir a inchar em tamanho, que pode ser substituído com de guar e goma de xantano.

Rica em saponinas

A mandioca é uma boa fonte de saponinas. Estes fitoquímicos pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol saudável em sua corrente sanguínea. Eles se ligam aos ácidos biliares e colesterol, assim, impedindo-os de serem absorvidos através do intestino delgado. Os efeitos antioxidantes das saponinas podem ajudar a proteger as células dos danos causados ​​pelos radicais livres. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Tiajin publicados na edição de “Fitoterapia” October 2010 também constatou que as saponinas podem ajudar a prevenir câncer.

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